6 motivos para utilizar um software odontológico em seu consultório

Uma boa gestão faz toda a diferença em qualquer clínica/consultório odontológico.

 

A medida que uma clínica possui uma maior procura (que, sem dúvidas, é o desejo de qualquer dentista), faz-se necessário uma maior atenção a gestão de todos os processos, pois, caso não haja essa atenção, o atendimento, bem como a prestação de serviços, podem ser prejudicados.

 

Por muitos anos, os consultórios odontológicos utilizaram (e muitos ainda utilizam) recursos de papelaria para realizar orçamentos, agendamentos, produzir odontogramas, fichas de anamnese, entre outros.

 

Porém, sabemos que o tempo é a moeda mais valiosa, e os papéis, em um cenário de grande quantidade de demandas, não são tão práticos no dia-a-dia e nem otimizam o tempo, onde podem até dificultar ou atrasar a gestão, e não é isso que queremos, não é mesmo?

 

Graças ao crescimento da tecnologia, hoje temos ferramentas digitais que possuem exatamente essa função: facilitar e otimizar a gestão das clínicas consultórios, que são os softwares odontológicos.

 

Neste post mostraremos 6 razões para lhe convencer que os softwares odontológicos são uma excelente opção para uma gestão eficiente e descomplicada.

 

Confira!

 

1. Evitar papéis

 

Sem dúvidas, a primeira e uma das principais razões para aderir um software odontológico se deve pelo fato de não ser necessário o uso de papéis em todas as demandas (exceto no caso de documentos, que iremos abordar no tópico 4).

 

Imagine todos os clientes cadastrados em um sistema, com todas as suas informações necessárias, tratamentos, orçamentos, procedimentos, odontogramas, convênios e etc, porém, sem a necessidade de fichas de papel. Otimizaria bastante a rotina, concorda?

 

Os agendamentos dentro de um software seriam bastante rápidos, pois os mesmos já possuem um calendário digital que lhe permite registrar e ter o controle de cada agendamento realizado, bem como quais serão procedimentos feitos pelo cliente; em qual sala serão feitos os procedimentos e qual dentista o realizará.

 

Outro fator é o controle de ponto, que também pode ser utilizado sem o uso de assinaturas em cadernos ou equipamentos externos, pois alguns softwares contam com o registro de ponto utilizando a localização do colaborador, sendo possível acompanhar o histórico de registros.

 

Todos os muitos papéis não seriam mais necessários, tornando as suas demandas mais rápidas e otimizadas.

 

2. Automação

 

Automação significa “mover-se por si só”, ou seja, que algo ou alguma tarefa seja movimentada/realizada de maneira independente, de maneira automática. Este conceito também é encontrado em softwares odontológicos e pode facilitar (bastante) a sua gestão.

 

Você encontrará ferramentas para automatizar processos que outrora eram repetitivos e demandavam um bom tempo. Veremos como exemplo o atendimento.

 

Sabe as mensagens de confirmações de agendamento enviadas geralmente um dia antes da data agendada ao seu cliente? Com um software odontológico, esse envio de mensagens é automático.

 

Ao registrar um agendamento, você simplesmente escolherá a data e o horário de envio das mensagens de confirmação. As mensagens serão enviadas na data marcada e, além disso, as mensagens dos clientes serão respondidas, realizando assim o atendimento virtual completo e automatizado. Ao final do atendimento, o sistema irá atualizar a agenda de acordo com a resposta do cliente.

 

Deste modo, o sistema irá “resolver” essa questão para você automaticamente, lhe proporcionando mais tempo para outras atividades essenciais.

 

3. Relatórios e históricos detalhados

 

Fazer um relatório à mão não é algo tão difícil, porém, é algo trabalhoso. É necessário buscar todas as informações registradas e assim fazer um balanço. Porém, pensando em produtividade e otimização de tempo, um software odontológico pode ser de grande serventia para você.

 

Obtenha excelentes relatórios completos feitos de maneira automática e detalhada, com exibição de gráficos e dados pré-calculados de maneira precisa. Vamos utilizar como exemplo um relatório trimestral de movimentações financeiras.

 

Ao registrar as movimentações, um software já direcionará tal informação para o relatório, onde você poderá acompanhar quando quiser. Ao fechar o trimestre, você somente utilizaria filtros para exibir somente os meses desejados. Pronto! Você teria em poucos cliques um relatório completo detalhado em mãos.

 

Outro ponto também comum a qualquer consultório são os históricos. Quando um paciente decide fazer um tratamento, você precisa acompanhar cada data e cada procedimento, vendo a evolução do mesmo gradativamente, correto?

 

Com um software odontológico, você pode verificar de maneira simples e rápida cada tratamento feito pelo cliente, assim como acompanhar a evolução detalhada desse cliente. Pra ficar melhor, através do odontograma digital você poderá acompanhar visualmente a evolução diária do paciente.

 

4. Emissão de documentos

 

Documentos são termos especiais e importantes em qualquer situação. No dia-a-dia de um consultório, são necessários contratos, termos de consentimento, receitas, atestados, fichas de anamnese e etc. Porém, emitir tais documentos leva um certo tempo, principalmente para formatá-lo e personalizá-lo. Com um software odontológico, isso não é mais problema.

 

Você poderá emitir documentos pré-formatados e personalizados com a sua logotipo e cores em poucos segundos. O sistema selecionará as informações previamente cadastradas – como as informações do cliente – e personalizará o documento, entregando-lhe pronto para compartilhá-lo ou imprimí-lo.

 

Além disso, dentro do software você poderá, caso deseje, personalizar o documento, alterando qualquer informação ou até mesmo a formatação.

 

5. Controle de estoque e logística

 

Para uma excelente prestação de serviços, é sempre necessário estar atento aos estoques do consultório. A falta desse cuidado pode ocasionar futuras complicações, prejudicando tanto o seu lado como o lado do cliente.

 

Para essa questão, um software irá lhe auxiliar em registrar e ter o controle de todo o estoque, organizando também a lista de fornecedores. Você poderá fazer listas de compras e ver relatórios de todas as movimentações de estoque, evitando assim uma possível falta ou excesso em seu consultório.

 

6. Tudo na palma da mão (e em qualquer lugar)

 

Por fim, mas não menos importante, temos a mobilidade. Se, anteriormente, você utilizava papéis para todas (ou quase todas) as operações do consultório, onde seria necessário abrir diversas gavetas e pastas para verificar alguma informação, com um software você tem toda a gestão em suas mãos, seja através de um computador, tablet ou celular conectado à internet.

 

Você poderá acompanhar seu consultório de maneira remota, o que, assim como nos outros pontos, irá lhe proporcionar mais tempo. Além disso, um software pode ser de multiuso entre os colaboradores.

 

Por exemplo: a secretária do consultório poderá agendar (ou reagendar) algum orçamento em poucos cliques. O mesmo sistema também pode ser utilizado pelos dentistas para outras funções específicas, como registrar e acompanhar a evolução dos pacientes (como vimos no tópico 3).

 

Conclusão

 

As ferramentas tecnológicas vieram para auxiliar as demandas do dia-a-dia das pessoas. Felizmente tais recursos podem ser utilizados em consultórios, ajudando qualquer dentista/gestor a economizar tempo e dinheiro.

 

Tais ferramentas existem para tornar a gestão fácil, rápida e produtiva.

 

E agora, você está convencido de que os softwares odontológicos podem transformar sua gestão?

 

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